domingo, 23 de setembro de 2012

ENTREVISTAS (2) - JORDI PLANELLAS

DE ANDORRA COM BANDA DESENHADA: JORDI  PLANELLAS

Há um frequente olvido (será aberração?) de só se mencionar Espanha e Portugal quando se citam os países ibéricos "esquecendo-se" o Principado de Andorra, que também se situa para cá dos Pirinéus, que pertence à ONU, que participa e intervém nas Cimeiras Ibero-Americanas, que tem o euro como moeda e o catalão como idioma principal. E ainda: Andorra é o país economicamente mais estável da Península Ibérica e foi (e é) um bom "abrigo" para muitos portugueses que lá fazem pela vida!
Jordi Planellas
Na sua Banda Desenhada, um nome se destaca: Jordi Planellas. De seu nome completo Jordi Planellas Moral, nasceu a 19 de Julho de 1975. Cursou Arquitectura em Barcelona, na Universidade Politécnica da Catalunha. No seu país natal, já coordenou Salões-BD e recebeu vários prémios como ilustrador e como desenhista. 
Expôs e visitou pela primeira vez Portugal no Salão Internacional "Sobreda-BD / 2004", em Maio, como convidado especial. Estes seus trabalhos estiveram depois patentes nos salões desse mesmo ano, em Moura  (Novembro) e em Viseu (Dezembro).
Colaborou para a revista espanhola "Reverso", com a sua 9.ª Arte versando a ficção científica. 
Com argumentos de Benjamin Leduc, em 2008, as Éditions Claire de Lune, publicaram-lhe "Bimbos" e "Bienvenue aux J.O." 
  
E, em Setembro deste ano, editou-se pela 12 Bis, o primeiro tomo de "Zigeuner". 


  
Entretanto, Jordi Planellas, está a elaborar em BD, "A História de Andorra", sendo interessante observar que Jordi está tranquilo tanto na ficção científica como no humor ou no realismo dramático. 
Abordámo-lo para brevíssimas questões:

BDBD - Que fazes actualmente a nível de Banda Desenhada?
Jordi Planellas (JP) - Elaboro em BD a "História de Andorra" e depois vou começar com o segundo tomo de "Zigeuner".
BDBD - Há salões de BD em Andorra?
JP - Sim, o Massana Comic. Os interessados podem consultar o site (www.lamassanacomic.ad) onde se podem informar das exposições que se fizeram até 2008, estando mais páginas em construção.
BDBD - Para além de ti, há mais desenhistas andorranos?
JP - Há um, que é de origem argentina, mas que vive e trabalha em Andorra há oito anos: Martín Blanco (www.marthblanco.com). É mais pintor e ilustrador que desenhista, mas também já fez algumas coisas neste campo.
BDBD - Gostarias de voltar a Portugal... talvez para um outro Salão de BD ?
JP - Oh, sim, claro! Sem qualquer dúvida... 

Até breve, então!


Prancha de "Rodarian"

Sem comentários:

Enviar um comentário