domingo, 9 de setembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (3) - MARC DACIER


Marc Dacier é um jovem atrevido e temerário que, empenhadamente, ambiciona ser repórter. A direcção do periódico "L'Éclair", talvez para se ver livre dele, submete-o a uma arrojada prova: em menos de quatro meses e sem o mínimo apoio financeiro, Marc deve elaborar uma série de reportagens à volta do mundo. E ele aceita e parte!...
Jean-Michel Charlier e Eddy Paape
Assim, com a fértil imaginação do argumentista Jean-Michel Charlier (1924-1989) e o belo e nervoso grafismo de Eddy Paape (1920-2012), a série "Marc Dacier" nasceu no n.º 1059 da revista belga "Spirou" (Ed. Dupuis) a 31 de Julho de 1958. Viria a dar azo a treze álbuns.
"Au-delà du Pacifique" (capa e prancha)
Porém, Marc Dacier não sofre apenas os sobressaltos das suas aventurosas peripécias. Sofre também, pela parte da publicação das mesmas, um desnorteio editorial, apesar do êxito popular das suas aventuras... Após a sexta aventura, a Dupuis desinteressa-se da série!...
Mas, ao notar o empenho da concorrente Éditions Deligne em pegar em Marc Dacier, dá uma reviravolta e edita os restantes álbuns.
Marc Dacier pelas Éditions Michel Deligne 
Entretanto, Eddy Paape incompatibilizou-se com a Dupuis e passou para a Lombard onde, com argumentos de Greg, iniciou a notável série Luc Orient.
O argumentista Charlier é que não se conformou e escreveu novo guião em duas partes (resultando em dois álbuns) com traço do catalão Artur Aldoma Puig. O clima das aventuras mantinha-se, mas o grafismo de Puig nada tinha a ver com o de Paape e tão pouco Dacier se justificava agora. Por isso, Marc Dacier é substituído por Brice Bolt. Não resultou e tudo acabou definivamente por aí.
 
As aventuras de Marc Dacier (nunca saberemos se ele cumpriu a sua corajosa volta ao mundo) têm sido seduzidas para reedições, até pela via "integral". Apesar do entusiasmo e da popularidade que cedo alcançou, também em Portugal Dacier não teve melhor sorte (será que houve bruxedo contra o jovem pretendente a repórter?), pois só a primeira aventura foi publicada na revista "Zorro" em 1962.
Mesmo assim, Marc Dacier filia-se na galeria dos belos clássicos da Banda Desenhada que vale a pena conhecer ou reler (em francês,claro!).

3 comentários:

  1. Será que a falta de continuidade das aventuras deste jovem personagem teve a ver com as semelhanças que tem com tintim?

    De qualquer forma, não conhecia estas aventuras mas parecem ser bastante interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Sanches:
      O Marc Dacier nada tinha a ver com o Tintin, salvo o serem ambos "repórteres", o que era moda pela BD na altura. A série acabou pelas "guerras" de autores e editoras.
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. A quadrifilia publicada em portugal pode ser consultada em bedetecaportugal.weebly.com

    ResponderEliminar