quarta-feira, 5 de setembro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (11)

MARSUPILAMI, O FILME - O tão popular, divertido e bizarro personagem Marsupilami, genialmente imaginado pelo saudoso André Franquin, conheceu já este ano, uma longa metragem cinematográfica sob realização de Alain Chabat: "Sur la Piste du Marsupilami".
Pelo filme, junta-se a Animação e actores de carne-e-osso, donde o próprio realizador. A secundá-lo estão Jamel Debbouze, Lambert Wilson, Fred Testot, Geraldine Nakache, Gerardo Taracera, etc, com a participação de Céline Dion como ela própria. Este filme já foi editado em DVD e Blue-ray, edições talvez difíceis de se conseguir pela FNAC, mas possíveis via amazon.fr.


O REGRESSO DE CRISTO - Irresistível, este álbum-BD, de origem norte-americana, mas mais fácil de se conseguir pela edição francesa: "Les Nouvelles Aventures de Jésus", é da autoria de Frank Stack, sob edição Stara, onde se registam os prefácios de Robert Crumb e de Gilbert Shelton.
O álbum, "viajando" pelo Novo Testamento, nada tem de blasfemo ou ofensivo, se bem que contenha uma grande força satírica. Na primeira parte, algumas paródias a certas passagens bíblicas. Mas depois vem o melhor: ausente durante 2000 anos, Jesus Cristo regressa à Terra para coordenar o profetizado Julgamento Final. Procurando prégar ainda a paz e a concórdia, vai conhecer os Estados Unidos da América... Pois! Ninguém o respeita como Messias e o infeliz Filho de Deus sofre um outro tipo de calvário, absolutamente alucinante. A ferocidade da sátira está no retrato ao bronco sistema socio-político dos norte-americanos.

PERCY - Com edição Lombard, argumento de David Vandermeulen e traço de Daniel Casaneuve, "Percy" é o primeiro tomo do díptico "Shelley", relatando a vida dissoluta e desbragada do poeta Percy Bysshe Shelley, que foi casado com Mary Shelley, a autora do famoso romance "Frankenstein".
Uma obra interessante, com uma certa veracidade histórica, passada numa Inglaterra complexa e falsamente púdica.

DESTINS CROISÉS - Conclusão da série "Airborne 44", com edição Casterman e autoria de Philippe Jarbinet.
Paris está finalmente libertada e livre das violencias dos nazis. Ao longo desta tão aplaudida série, houve personagens que se encontraram e outras que se desencontraram mas, por fim, depois dos angustiantes dramatismos da guerra, todos ficarão a saber uns dos outros, embora sem esse ideal toque de "final feliz".

SUR LA PISTE DE FAWCETT - O escritor Henri Vernes e o desenhista Felicisimo Coria são incansáveis com a série "Bob Morane". Pela Lombard, editou-se recentemente o 48º tomo, "Sur la Piste de Fawcett", levando o herói para zonas da perigosa (se bem que deslumbrante) Amazónia.
Desta vez sem o seu habitual companheiro, Bill Ballantine, Morane e a sua pequena expedição vai tentar descobrir o destino do coronel e arqueólogo Peter Harrison Fawcett e encontrar a mítica civilização Musu...

Sem comentários:

Enviar um comentário