quinta-feira, 1 de novembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (5) - DIABOLIK


Apelidado como "o ladrão mais sedutor da História da Banda Desenhada", Diabolik, é um dos mais populares heróis da BD italiana e as suas ousadas peripécias têm sido editadas em diversos países, mas onde Portugal não consta (ao que saibamos).
É criação das irmãs Giussani, Angela (falecida em 1987) e Luciana (falecida em 2001). O primeiro desenhista foi Luigi Marchesi e a série teve a sua estreia em 1 de Novembro de 1962 (faz hoje precisamente 50 anos!), numa revista com o próprio nome do herói.
As suas criadoras  definiam-no assim:
É um personagem cuja audácia não tem limites, cuja inteligência é fora de comum, cujos poderes parecem sobrenaturais, que pode livremente transformar o rosto graças a uma máscara latex de sua invenção, donde o poder modificar completamente a sua aparência física.
Angela e Luciana Giussani
Diabolik, é senhor de uma imensa fortuna e tem por companheira e cúmplice, a bela e muito sensual Eva Kant e por seu constante adversário, o frustrado Inspector Ginko, que nunca o consegue apanhar.
Quando apareceu, Diabolik, causou uns certos rumores, uma vez que sendo um herói, ele estava no grupo dos "maus". Mas ele não é assim tão detestável, tendo ganho muito cedo uma vasta legião de admiradores, e, na sua linha divertida de actuação, aproxima-se de outros personagens famosos do estilo de Fantomas, Rocambole e Arsène Lupin.
Se bem que hábil a lançar dardos ou no manejo da adaga, evita sempre vestir a pele de um assassino, divertindo-se muito mais com as altas e conseguidas roubalheiras que efectua, menosprezando a moral comum e hipócrita dos cidadãos médios e/ou poderosos.
Depois de Luigi Marcheti, a série tem tido outros valores desenhistas, como Sergio Zaniboni, Enzo Facciolo, Paulo Ongaro, Alarico Gattia, Floriano Bozzi, Pino Rinaldi, Lino Jeva e outros mais.

Diabolik e Eva Kant, por Pino Rinaldi
Em tempos, foi adaptado a uma série de Cinema de Animação. Mas o grande salto para a 7.ª Arte deu-se em 1968, com o filme "Danger: Diabolik", realizado por Mario Bava, tendo o malogrado actor John Phillip Law uma magnífica interpretação de Diabolik.
John Phillip Law na pele de Diabolik
Aliás, Law, por mais duas vezes viveu para a tela, personagens da Banda Desenhada: ainda em 1968, foi o anjo cego Pygar em "Barbarella" e em 1975, foi o protagonista central de "Dr. Justice". 
Em "Diabolik", Marisa Mell faz de Eva Kant e Michel Piccoli veste a pele do inspector Ginko. Consta que um segundo filme sobre Diabolik está em preparação...
De 1968 a 1970, Pierre Dupuis, criou uma versão romanceada, em dez livros, usando este herói da Banda Desenhada.

A título de curiosidade, deixamos aqui o trailer de "Danger: Diabolik" (1968).


Aos mais interessados, recomenda-se uma visita à (excelente) página oficial do personagem: http://www.diabolik.it/

Sem comentários:

Enviar um comentário