domingo, 18 de novembro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (19)

TRÊS  SOMBRAS - Da autoria de Cyril Pedrosa e com edição Polvo, finalmente no nosso idioma, esta magnífica obra, com cerca de trezentas páginas e, necessariamente, a preto-e-branco.
É um argumento intenso, enigmático, abafador... mas que tão belamente se desenrola com o sonho, o pesadelo, a esperança... Uma obra estranha e rara, que se procura ler de um só fôlego. E que nada nem ninguém nos perturbe durante esta leitura...
No grafismo, de notar em certas passagens, os extraordinários "jogos" do preto e do branco.
Muitos aplausos ao Cyril Pedrosa e à Polvo, que teve a ousadia de editar "Três Sombras".

L'ÉPOUVANTAIL - Traz a chancela das Éditions Casterman. Baseia-se a história num romance de Ronald Hugh Morrieson, com adaptação (argumento) de Olivier Cotte. Um assunto forte e dramático.
"L'Épouvantail " (O Espantalho), localiza-se na Nova Zelândia, num clima entre o policial e o terror. E o que melhor marca esta obra-BD, é a bela e invulgar arte gráfica de Jules Stromboni, desenhista praticamente desconhecido entre nós.
Um álbum que nos aponta para uma entusiasmante leitura.


BDJORNAL / 29 - Há muito esperado, aí está um novo "BDJornal", coordenado pelo incansável Machado Dias.
Desta vez vem muito rico no seu conteúdo, do qual salientamos a homenagem a Jean Giraud/Moebius, uma história inédita  de "Tex" pelo traço de Fabio Civitelli, as entrevistas com Filipe Melo e Juan Cavia, etc.
Porém, o que nos emocionou, foi a evocação do saudoso José Abel (1948-1993), sempre tão injustamente esquecido no universo português da Banda Desenhada. Parabéns ao João Lameiras e ao Leonardo De Sá pelos textos biográficos de que são autores.
Em situação paralela com a de José Abel, há também a do saudoso André... Talvez um dia o recordem com a mesma justiça.


TODOS POR CONTA PRÓPRIA - É a novíssima narrativa com Lucky Lukepublicada em simultâneo na versão francófona e em português (pelas edições Asa). Seguindo o herói-série criado pelo malogrado Morris, desta vez, o grafismo é de Achdé e o argumento da responsabilidade de Daniel Pennac e Tonino Benacquista.
Uma situação, quase impensável, acontece: os "tenebrosos" irmãos Dalton (Joe, William, Jack e Averell) entram num ridículo desaguisado, onde apenas três têm um ponto de acordo: estão fartos da ditadura caprichosa do mano Joe. Separam-se e, com cada um por sua conta, algum terá de provar que merece ser o novo líder do grupo.
E que faz Lucky Luke no meio desta trapalhada?... O álbum conta a história.


L'ESPRIT DE LA CITÉ - Com edição Lombard, "L'Esprit de la Cité", é o segundo (e último, pelo que cremos) tomo da série "Escobar, le Dernier Maya". Autoria: Louis.
Enigmáticos aspectos das lendas maias e situações bizarras da violência dos conquistadores espanhóis, juntam-se aqui numa série que vibra através de algumas pranchas espectaculares.
Uma série com muita força e marcantes enigmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário