segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

HERÓIS INESQUECÍVEIS (9) - YOKO TSUNO


Ela tem aquele arzinho frágil e doce de uma bela gueixa japonesa, mas é também uma destemida figura, plena de inteligência e de ágil combatividade sempre que as circunstâncias a tal a obriguem.
Roger Leloup
A primeira aventura de Yoko Tsuno, criação do belga Roger Leloup (ex-colaborador de Hergé), surgiu a 24 de Setembro de 1970 no n.º 1693 da edição belga da revista "Spirou". Então com argumentos de Maurice Tillieux, apareceram cinco aventuras curtas, às quais se juntou depois uma sexta, todas reunidas no álbum "Aventures Électroniques" (Ed.Dupuis). Mas, algum tempo depois, Leloup resolveu trabalhar a solo, donde a primeira grande aventura, "O Trio do Estranho". A série conta, até hoje, com vinte e seis álbuns.
Yoko é engenheira de electrónica e as suas aventuras vivem-se no ambiente da ficção científica, tanto na Terra como noutros planetas. Ocasionalmente, viaja até ao passado terrestre, como aconteceu em "L'Astrologue de Bruges".
Outros simpáticos personagens secundam Yoko nas suas aventuras: Vic Vidéo, Pol Pitron, Emilia, as gémeas Khâni e Poky, "Rosa da Manhã" e Ingrid Hallberg.
Os argumentos fantasistas de Roger Leloup, na sua passagem ao grafismo, têm a virtude de nos deslumbrar pela sua cuidada e bem aperfeiçoada técnica, muitas vezes, com cenas espectaculares.
Em Portugal, apenas foram editados quatro álbuns. O primeiro, "O Trio do Mistério", pela Assírio e Alvim; os três seguintes, "O Órgão do Diabo", "A Forja do Vulcão" e "Os 3 Sóis de Vinéa", pela Difusão Verbo. 


   
     
   
Na imprensa específica, editaram-se "O Trio do Estranho" e "Mensagem Para a Eternidade", na edição portuguesa (2.ª série) da revista "Spirou". Estas duas narrativas foram depois republicadas no "Jornal da BD". Por sua vez, a efémera revista "Jacaré", publicou "O Órgão do Diabo".
Prancha de "O Órgão do Diabo"
E ficamos por aqui. Que pena este todo tão pouco!...
Todavia, já consta que uma nova editora-BD (de origem espanhola) vai estrear-se entre nós a partir de Janeiro de 2013, e que Yoko Tsuno fará parte do respectivo catálogo.
Yoko Tsuno, em versão gueixa

Yoko Tani, actriz de origem japonesa, que serviu de inspiração a Leloup para criar Yoko Tsuno,
numa cena do filme "First Spaceship on Venus".

"Le Trio de L'Étrange", uma das primeiras aventuras de Yoko Tsuno,
publicada na Spirou belga, a que se seguiriam muitas outras.
  

"La Proie et L'ombre" - prancha 1
Yoko Tsuno - L'Intégrale (volume 1)

"Le Maléfice de L'Améthyste", o mais recente álbum da série,
lançado em Novembro último
"Le Maléfice de L'Améthyste" - prancha 1

Sem comentários:

Enviar um comentário