segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (25)

LE VOL 501 - Andavam bem tristes os bedéfilos adeptos destes dois populares heróis, Michel Tanguy e Ernest Laverdure... tanto mais que, em Portugal, não lhes foi prestada grande atenção. O costume!...
Pois Tanguy e o pândego Laverdure, via edições Dargaud, voltaram. Neste álbum, "Le Vol 501", são seus criadores, Jean-Claude Laindin e Yvan Fernandez.
Toca pois a voar com a aventura, que ela continua.


LA TECHIQUE DU SCORPION - Tem edição Delcourt e, logicamente, é o oitavo tomo da pertinente série "Zodiaque". Tem argumento de Corbeyran (segundo uma ideia de Guy Delcourt), capa de Thomas Ehrestsmann e traço de Djillali Defali.
Por este tomo, "La Technique du Scorpion", o ponto de partida é: "Não há nada que revolte mais Ursula Black que uma mulher vítima de um homem indelicado". Cuidado que, pelo nome, "Black" significa negro, uma das cores dos escorpianos... Que esta narrativa traz perigos e arrojos, lá isso traz. Leiam-na!


PAFNUTIE CYBORGUL - É exemplo recente da BD romena e do veterano artista desta nação leste-euro-latina: Radu Marian.
Perito no traço humorístico e nas ironias, Radu Marian aqui nos traz, com "Pafnutie, o Ciborgue" , algumas "loucuras" das suas paródias que, embora "doces", são marcantes alfinetadas.
Recordamos que Radu Marian esteve presente como convidado de honra, no salão ViseuBD 2009, onde trouxe, por gentileza sua, uma curta edição em português (já esgotada) do seu tão divertido álbum, "Bem-Vinda, Querida Sogra!" (que também teve edições em romeno e em francês).
Entretanto, prepara "A Sogra em Portugal"...


LE FAUCON DU TEMPLE - Com edição Dargaud, "Le Faucon du Temple", é o quarto tomo da série " Le Dernier Templier". Tem argumento de Raymond Khoury e traço (belíssimo) de Miguel Lalor.
Localizada no passado e no presente, versando os Templários, é uma série controversa e muitíssimo discutível pelas teorias arrojadas que nos propõe.
Uma série que seria muito interessante ver publicada em português, mas...


SANDU  FLOREA - É uma publicação romena que tem por título origina "Sandu Florea, o Monografie", que em português se traduz por "Sandu Florea, uma Monografia". O autor é Dodo Nitá, que é o organizador dos salões anuais de BD na Roménia (varia a cidade onde se organiza), onde já tem apresentado com o devido relevo, obras de desenhistas portugueses, como Fernando Bento, José Ruy,
Eugénio Silva, Artur Correia, etc. Veio a Portugal por três vezes: ao Salão da Sobreda em 1995 e 2002, e ao de Viseu, em 2009.
Também autor, Dodo Nitá, pela sua obra, vai incluindo monografias de grandes desenhistas romenos (em cujos volumes, no final, vem um resumo em francês e em inglês).
Sandu Florea é um dos mais conceituados artistas romenos, não só na sua pátria como nos Estados Unidos da América, onde tem trabalhado tanto para a DC Comics como para  a Marvel.
Os interessados poderão contactar (em francês) para dododnita@yahoo.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário