domingo, 26 de maio de 2013

EVOCANDO (8)... FRED FUNCKEN

ADEUS, FRED FUNCKEN!


Fred Funcken com a esposa, Liliane
Pelas 16 horas do passado dia 16 de Maio, faleceu em Bruxelas, aos 91 anos, um dos  mais admiráveis gigantes da Banda Desenhada europeia: FRED FUNCKEN.
Nasceu em Verviers (Bélgica) a 5 de Outubro de 1921. 
Aos 13 anos, já colaborava com desenhos seus. Mas esteve para ser músico e, no Conservatório, chegou a receber o 2.º prémio como violoncelista. 
Aos 19 anos, colaborava para os periódicos "Spirou" e "Bonnes Soirées". E a sua carreira torna-se imparável, colaborando para as mais diversas publicações, quer com ilustrações quer com as suas primeiras bandas desenhadas.
Usou vários pseudónimos, como Fred Gu, Dick John's, Fred Dye, Ranch, Mac Bones, Leo Lyon, Hector Hugo, etc. Nas suas primeiras bandas, com colaboradores nos argumentos, contam-se "Bob Hunter", "Akkor, Roi de la Planète", "Robin Moderne", etc. E por essa altura, adapta obras de Jack London e Rosny Aîné.
Em 1949, é contratado como decorador para os Grandes Armazéns L'Innovation (Bruxelas). Aí encontra Liliane Schorils, secretária da direcção, e... foi um amor à primeira vista! Casados, Liliane seria não só uma maravilhosa esposa como a sua constante e mais directa colaboradora nas obras que, tão gloriosamente, foram elaborando.
Em 1952, Fred Funcken, ingressa nos quadros da revista "Tintin". E aqui, no ano seguinte e segundo uma ideia de Raymond Machérot, surge a primeira aventura da emblemática série "Cavaleiro Branco", que conta com 13 álbuns.
Em paralelo, Funcken, colabora com histórias curtas para a revista "Spirou".
Aliás, há uma imensidão de narrativas curtas, tanto para a "Spirou" como para a revista "Tintin". Desta imensidão pelos Funcken, salientam-se duas que tocam a História de Portugal: "A Lenda d'El Rei D. Sebastião", em seis pranchas e com argumento de Yves Duval, publicada no "Mundo de Aventuras" n.º 326 (Janeiro/1980); e, "Henrique, o Navegador", em quatro pranchas e publicada, também no "Mundo de Aventuras", no n.º 504, em Julho de 1983.

Nos anos 1954/1955, não usando balões nas vinhetas, adaptou alguns clássicos da Literatura, como "As Aventuras do Cavaleiro Lagardère", "Os Três Mosqueteiros", "Vinte Anos Depois", "O Conde de Monte-Cristo" e "A Tulipa Negra".


 

Em 1956, sua esposa Liliane, integra-se em parceria absoluta e para sempre, na sua carreira. E assim, já neste ano, iniciam a série "Harold, o Viquingue" (4 tomos); em 1959, "Jack Diamond" (4 tomos); em 1962, "Tenente Burton" (3 tomos, com argumento de Duval); em 1963, "Capitan" (9 tomos); em 1969, "Doc Silver" (5 tomos, com argumentos de Duval); em 1974, "A Maior História de Mundo"; em 1993, "Napoléon" (com os tomos, " Waterloo, la Chute de l'Aigle" e "Le Sultan de Feu"). 

  

 

Na vertente "álbum único", na sua obra, salientam-se: "Le Ciemitière des Baleines" (1947) e "Flambèrge au Vent" (2008).


Investigadores incansáveis e exigentes na sua arte... (quase nunca se sabe onde acaba Fred e começa Liliane e vice-versa), de 1965 a 1982, resultando numa invejável e tão aplaudível obra de 17 tomos, criaram "L' Encyclopédie des Uniforms et des Armes de Tous les Temps". É obra!... E a esta se junta, em 1988, "Les Soldats de la Révolution".


 

Muito e muito haveria por contar... mas fica-nos para sempre a admiração sem medida pela Arte fulgurante de Fred Funcken (e de sua parceira Liliane,obviamente).
Criações de Fred Funcken foram, dispersamente, publicadas em Portugal: "Cavaleiro Andante", " O Falcão " (1.ª série), "Mundo de Aventuras" (2.ª fase), "Pisca-Pisca", "Tintin" e "Zorro", onde, para além de muitas das histórias curtas, também se publicaram episódios das séries "Cavaleiro Branco", "Capitan", "Harald, o Viking", "Jack Diamond" e "Doc Silver".

"Harald, o Viking", na revista Tintin.
Fred Funcken brindou o mundo com a sua extensa, elegante, firme, maravilhosa e tão didáctica Arte. De facto, um imenso Artista da Banda Desenhada!...
E agora que "Alguém" olhou para ele e decretou que devia parar, só nos resta, bem emotivamente, lançar-lhe este voto sincero: Muito obrigado, Fred Funcken! Descansa em paz!


 



Prancha da série "Capitan"
"Cavaleiro Andante" (1957)
"Cavaleiro Andante" (1960)
"Cavaleiro Andante" (1960)
O casal Funcken

Sem comentários:

Enviar um comentário