sábado, 1 de fevereiro de 2014

APRESENTANDO: THEO

Theo
Um dos talentos da nova geração da BD italiana, Theo, de seu nome Theo Caneschi, nasceu em Vinci a 9 de Junho de 1973. Desde a infância que se dedicava ao desenho, sem imaginar que dessa tendência o futuro já programava que tal seria a sua profissão.
Pelo ano de 1994, inicia os seus estudos artísticos na International School of Comics, uma escola de Banda Desenhada em Florença. É nesta cidade que ingressa, em 1998, no estúdio Inklink, onde um bom número de colegas se interessava pela 9.ª Arte franco-belga, uma descoberta e um incentivo para a sua carreira.
Entretanto, elabora numerosas ilustrações e reconstituições históricas para museus, não só italianos, mas também de outros países europeus.
O grande salto para a sua vida profissional surge pouco depois do ano 2000, quando a francesa Éditions Delcourt, que buscava um novo desenhista, lhe faz o desafio para uma série em vista de publicação: "Le Trône d'Argile" (O Trono de Argila).
Efectuados os necessários testes, vence em pleno e é contratado para desenhar esta série com argumentos de Nicolas Jarry e France Richemond.
A série, inédita em Portugal, começa a ser publicada em 2006 e conta já com cinco álbuns: "Le Chevalier a la Hache", "Le Pont de Montereau", "Henry, Roi de France et d'Angleterre", "La Mort des Rois" e "La Pucelle".


 

Em paralelo, Theo desejava fazer uma outra série em diferente época. Propõe a ideia à editora que lhe sugere o famoso e controverso argumentista Alejandro Jodorowsky, que procurava então um ilustrador para a sua nova série versando a vida do terrível papa Júlio II (Giuliano Della Rovere). 
Theo nem queria acreditar nesta hipótese, que bem cedo se confirmou, pois Jodorowsky logo o aceitou. O próprio desenhista confessou: "E agora vejo o meu nome ao lado do de Jodorowsky, o que acho bastante incrível!".
E assim nasceu "Le Pape Terrible", que tem os tomos: "Della Rovere", "Jules II" e "La Pernicieuse Vertu". Claro, é mais uma série de qualidade ainda inédita em edição portuguesa!
A arte gráfica de Theo, com beleza, firmeza e vigor, bem merece ser devidamente acompanhada pelos bedéfilos portugueses.
LB
Capa de "Della Rovere" (tomo 1 de "Le Pape Terrible")
Prancha de "Della Rovere"

Capa de "Jules II" (tomo 2 de "Le Pape Terrible")
Prancha de "Jules II"
Capa de "La Pernicieuse Perdu" (tomo 3 de "Le Pape Terrible")
Prancha de "Le Pernicieuse Perdu"

Sem comentários:

Enviar um comentário