quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (49)

O ESSENCIAL DE CALVIN & HOBBES - Edição Gradiva. Autor: o norte-americano Bill Watterson, que recebeu este ano o Grande Prémio de Banda Desenhada no Festival de Angoulême.
Esta sua fenomenal série é também muito popular e aplaudida em Portugal. Atendendo a que os álbuns estavam praticamente esgotados, em boa hora a Gradiva resolveu reeditá-los (e não só). Assim, este "O Essencial de Calvin & Hobbes", engloba os tomos "Calvin & Hobbes" e "Há Monstros Debaixo da Cama?", mais um trabalho inédito de Watterson.
Que os leitores saibam merecer este digna edição/reedição com mais de duzentas páginas. Parabéns, Gradiva!


LE FILS DE LA PERDITION - Edição Soleil. Autores: argumento de Christophe Bec, traço de Andrea Mutti e cores de Paolo Francescutto.
Uma obra maravilhosamente assustadora, profética e apocalíptica! Um tema, quiçá assustador e inquietante, que tem tanto de bíblico como de anti-bíblico.
A denúncia de uma terrível realidade ou apenas o relato das divagações de uma iluminada? Estarão bem à vista os confrontos do "fim dos tempos"? O sofredor personagem central, o maquinista do metropolitano de Paris, Perkis Sambatan, arrasta-se atormentado devido a um acidente de que não teve culpa alguma: atropelou mortalmente uma jovem grávida que se julgava portadora no seu ventre do Anticristo... Será, alguma vez, o suicídio (há vários registados nesta narrativa) a solução para os traumas?
Curioso: cita-se na abertura  deste álbum, uma frase de Denis Diderot, que diz: "Se há mil danados por um salvo, o Diabo tem sempre a vantagem, pois nunca abandonou o seu filho à morte"...


MAUVAIS GENRE - Edição Delcourt. Autora: Chloé Cruchaudet, segundo a obra "La Garçonne et l'Assassin" de Fabrice Virgili e Danièle Voldman. Baseado em factos reais, quase se pode considerar este álbum como uma obra-prima.
Paul e Louise amam-se e casam. Mas a Primeira Grande Guerra estoira e separa-os. Porém, Paul, dê lá para onde der, anseia escapar-se do inferno das trincheiras, deserta e encontra Louise em Paris. Está são e salvo, mas condenado a permanecer escondido num quarto de hotel. Para pôr fim à sua clandestinidade, Paul imagina então (com a cumplicidade de Louise), uma solução: mudar de identidade. Daí em diante, ele será Suzanne, pois o seu travestismo parece resultar.
Entre confusões de géneros e traumatismos da guerra, o casal vai então conhecer um destino para além do normal...


PERICO - Edição Dargaud. Autores: argumento de Régis Hautière, traço de Philippe Berthet e cores de Dominique David.
Tudo começa em Cuba, sob a ditadura imbecil (como imbecis são todas as ditaduras) do então presidente Fulgêncio Batista e, o senhor Fidel Castro programava a sua "salvadora" e "democrática" revolução...
Bem na linha negra, esta obra, que terminará no segundo tomo, narra com realismo e sem qualquer contemplação, a angustiante vivência sócio-politico-económica de um dos mais marcantes países insulares da América Latina, onde vigoravam corrupções, mafiosos, perigosas e sedutoras beldades femininas, traficantes sem qualquer escrúpulo, etc.
É nesta nada recomendável situação, que Joaquin, um jovem e apagado criado de um hotel, e a bela (e venenosa) cantora Elena, se vão cruzar e dar vazão a uma narrativa de peso...


PERDU DANS LE TEMPS - Edição Lombard. Autores: Laurent Queyssi (argumento) e Greg Tocchini (traço e cores). 
"Perdu Dans le Temps" é o primeiro tomo da série "Section Infini". 
Muito mistério bem ficcionado, tema que cai no gosto da maioria dos leitores. Podemos mesmo viajar no Tempo? Mais: ir ao futuro e vice-versa, é mesmo possível? E, se essa hipótese resulta, dará tranquilidade a cada um de nós?
É esta a grande proposta e o grande desafio desta série.

Sem comentários:

Enviar um comentário