quarta-feira, 19 de março de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (9) - As escolhas de Luiz Beira (9)



JOSÉ RUY (1930). 
Nascido na Amadora, tem exposto e tem sido publicado nos mais diversos países. É o desenhista português com o maior número de álbuns editados, focando os mais diversos temas. Há bons anos a esta parte, tem apostado na cor, mas não podemos olvidar o seu traço pelo preto e branco.
Prancha de "Porque Não Hei-de Acreditar na Felicidade?"
Prancha de "Amaterasu, a Deusa da Luz do Sol" (da série "Lendas Japonesas")

MILO MANARA (1945). 
É mais um italiano a brilhar com o seu talento gráfico no preto-e-branco. Foi desenhista de alguns argumentos de Hugo Pratt. Tem obra de peso (às vezes, espraiando-se pelo campo erótico-pornográfico), sempre muito aplaudida. Numa vertente menos conhecida, porém marcante, abordou em jeito de julgamento judicial, algumas figuras da História. Daqui, por exemplo, o caso do paranóico e cruel "Robespierre".


Prancha de "Robespierre"
Prancha de "Verão Índio"




MILTON CANIFF (1907-1988). 
Aqui temos um dos mais admirados e clássicos desenhistas norte-americanos, inspirador - e às vezes "copiado" - de tantos outros colegas, fossem ou não seus compatriotas. Fabuloso no seu preto-e-branco!... Para além de "Terry e os Piratas", o seu "Steve Canyon" entusiasmou e ainda hoje entusiasma muito bom bedéfilo.
Prancha de "Steve Canyon"

Prancha de "Terry and the Pirates"



Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" é subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário