domingo, 16 de março de 2014

HERÓIS INESQUECÍVEIS (25) - IZNOGOUD

"Quero ser primeiro-ministro no lugar do primeiro-ministro!"... Onde será que já ouvimos isto?!... Ou não terá sido em Portugal? 
Não, não foi!... Os personagens são outros e o país é um desses do mundo das "mil e uma noites". Que confusão a nossa!
Afinal, trata-se do mesquinho, ambicioso e pândego grão-vizir Iznogoud, servidor hipócrita do califa Haroun El Poussah, que ele tanto inveja e que por isso, sempre escabuja enraivecido que quer ser "califa no lugar do califa" (Je veux être calife à la place du calife!). Ora pois!...
René Goscinny e Jean Tabary
Esta série apareceu na "Record" (publicação francesa) a 15 de Janeiro de 1962, com argumentos de René Goscinny (1926-1977) e arte gráfica de Jean Tabary (1930-2011). Por sua vez, o nome Iznogoud, deriva da expressão inglesa "He's no good" (Ele não é bom), que tem como seu cúmplice o bronco Dilat Larat. Por outro lado, o bonacheirão do califa Poussah, também não é bem uma flor que se cheire...Enfim, trapalhadas atrás de trapalhadas que resultam no bem divertir os leitores.
Inicialmente como personagem secundário, Iznogoud, caiu cedo na popularidade e daí, o ser eleito como a figura mais grata da série (tal como Haddock em relação a Tintin ou Gaston Lagaffe em relação a Spirou e Fantásio, por exemplo).
 "Le Grand Vizir Iznogoud", o primeiro álbum da série (1966)

Depois do falecimento de mestre René Goscinny, Tabary assumiu-se como autor completo da série, que conta com mais de uma trintena de álbuns, muitos deles traduzidos e editados em diversos países. Em Portugal, foram editados
oito: três pela Meribérica-Líber e os outros cinco pela Asa.
No entanto, em Portugal, a estreia de Iznogoud aconteceu na revista "Pisca-Pisca" em Março de 1968, onde várias "tropelias" suas foram publicadas. Mas também se editaram algumas no "Jornal da BD" e na revista "Flecha 2000".
Nicolas Tabary
E assim é que, em cada episódio, Iznogoud arranja um método infalível para se desembaraçar do califa e tal, sempre se reverterá infalivelmente contra ele. E o gorducho e pouco inteligente Poussah,  persistirá a chamar ao seu vizir de "meu bom Iznogoud"!...
Com a morte de Jean Tabary, é Nicolas Tabary (seu filho) quem, actualmente, assegura a continuação das aventuras de Iznogoud.
Claro que a espantosa popularidade desta série não se limitou à Banda Desenhada.
A partir de 1995, a televisão francesa (via Cinema de Animação), começou a emitir adaptações desta série. 
"Iznogoud" - série de animação realizada por Bruno Bianchi

E, em 2005, Patrick Braoudé, realizou a longa-metragem "Iznogoud" com actores de carne e osso, tendo nos principais papéis Michaël Youn (Iznogoud), Jacques Villeret (Haroun El Poussah) e Arno Chevrier (Dilat Larat). 
Introdução do filme "Iznogoud, Calife a la Place du Calife" (2005)

Não vimos, até ao momento, este filme e tão pouco nos consta que tenha sido exibido em Portugal... Se foi, a publicidade terá sido ínfima, que nem demos por ela.
LB

Cartaz do filme "Iznogoud, Calife a la Place du Calife"




O primeiro álbum desenhado inteiramente por Nicolas Tabary, sendo responsáveis
pelo argumento Muriel Tabary-Dumas e Stéphane Tabary, irmãos de Nicolas.
O último álbum da série (até o momento), com desenho de Nicolas Tabary e
argumento de Nicolas Canteloup e Laurent Vassilian

Sem comentários:

Enviar um comentário