sexta-feira, 20 de junho de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (15) - As escolhas de Carlos Rico (5)

JOSE ORTIZ (1932-2013)
Começou a carreira após ganhar um concurso instituído pela revista "Chicos". A partir daí, tornou-se num dos nomes maiores da banda desenhada espanhola e mundial.
Personagens como "Sigur, el vikingo", "Vampirella", "Tex", "Mágico Vento", "Ken Parker" ou "Tarzan" foram maravilhosamente ilustrados por Ortiz, um artista multifacetado que trabalhou em temas tão diferentes como a BD de terror, o western ou a BD bélica.


O Tex de Jose Ortiz
Prancha de "Apocalypse"




GIL KANE (1926-2000)
Nascido na Letónia, Gil Kane é o mais famoso pseudónimo de Eli Katz (Gil Stack, Stack Til, Phil Martell, Scott Edward ou Pen Star foram outras assinaturas do artista). Veio para os Estados Unidos com três anos, tendo mais tarde aí construído uma carreira notável como banda-desenhista.
Desenhou "Lanterna Verde", "Hulk", "Capitão América", "Homem-Aranha" e outros personagens famosos, aos quais acrescentou um traço dinâmico e elegante. 
Um dos seus trabalhos mais elogiados é a série "Star Hawks", onde Kane trabalha o preto e branco de forma magistral.
Uma tira de "Star Hawks"...

...e duas pranchas da mesma série.




VÍCTOR DE LA FUENTE (1927-2010)
Outro gigante da banda desenhada espanhola foi, sem dúvida, Víctor de la Fuente. Como primeira obra de vulto desenhou "Sunday", um excelente western, com guião de Victor Mora. Também "Los Gringos", "Trelawney", "Mathai-Dor" ou "Haxtur" são obras de referência deste grande mestre do preto e branco que, curiosamente, foi o primeiro não italiano a desenhar "Tex".
Foi premiado com o prestigiado Troféu Yellow Kid, no Festival de Lucca (Itália), em 1980, e com o Grande Prémio do Salon del Comic de Barcelona, em 2006. 


Episódio de "Mathai-Dor".


Duas pranchas de "Sunday", publicadas na revista "Jaguar" (n.º 4)

Com os agradecimentos a Jorge Magalhães pelas correcções efectuadas a uma das gravuras deste post.


Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário