segunda-feira, 21 de julho de 2014

A BD A PRETO E BRANCO (16) - As escolhas de Carlos Rico (6)

ARTURO DEL CASTILLO (1925-1992)
Nascido no Chile e naturalizado argentino, Arturo del Castillo desenhou séries como Randall, Ralph Kendall, Garrett, Louco Sexton, Larrigan, Dan Dakota ou El Cobra.
Trabalhou, também, em histórias soltas e em adaptações literárias de grandes clássicos como "Os Três Mosqueteiros" ou "O Homem da Máscara de Ferro".
Publicou em vários países europeus (Inglaterra, Espanha, Itália...) e, em Portugal, nas revistas Mundo de Aventuras, Selecções do Mundo de Aventuras, Jaguar, Jornal do Cuto...
Em 1980 recebeu o Troféu Yellow Kid no XIV Salão de Lucca (Itália).  
"Cain e Abel" (revista Super Skorpio # 147)
Prancha de "Garrett"




FRANK MILLER (1957)
Norte-americano, nascido no Maryland, este autor é conhecido e admirado pela técnica que usa: o alto contraste entre o preto e branco, sem utilização de meios tons.
A sua obra mais (re)conhecida, Sin City (adaptada ao cinema com grande sucesso) é o espelho fiel dessa técnica mas Miller desenhou, também, com grande sucesso super-heróis como Batman, Wolverine, Daredevil, Spiderman, Elektra... Para além de "300" ou "Holly Terror", outros dois casos sérios de popularidade...


Duas pranchas de "Sin City"




GIOVANNI TICCI (1940)
Italiano, nascido em Siena, tem mais de 7000(!) páginas desenhadas de Tex mas a sua obra não se esgota apenas neste emblemático personagem.
Começou a carreira em 1956 colaborando com o Studio D'ami na realização de histórias para o mercado estrangeiro. Dois anos depois, inicia uma profícua relação profissional com Sergio Bonelli, desenhando Un ragazzo in Farwest,  
Publicou nos Estados Unidos histórias de ficção científica e western em séries como Gunsmoke e Turok, sendo hoje um dos desenhadores transalpinos mais respeitados no meio bedéfilo.


Prancha de "Terra Prometida", da série Tex
Prancha de "Sei Divise nella Polvere", outro episódio de Tex desenhado por Ticci

Nota: A rubrica "A BD a Preto e Branco" será subdividida entre as escolhas pessoais de Luiz Beira (10 posts e 30 autores) e de Carlos Rico (idem), num total de 60 autores! As duas imagens que ilustram a obra de cada autor foram criteriosamente escolhidas por Luiz Beira e Carlos Rico e por esta ordem serão sempre apresentadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário