quarta-feira, 9 de julho de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (55)

AYRTON  SENNA - A 1 de Maio de 1994, o mundo parou (e chorou) ante uma bem triste e inesperada notícia: durante o decorrer do Grande Prémio de San Marino, devido a um violento acidente, falecera, aos 34 anos, o notável campeão brasileiro Ayrton Senna da Silva. Uma notícia bem chocante! Ayrton tantas vezes vencedor, bem jovem ainda, prometia muito mais para a sua carreira. Mas as Parcas (segundo a mitologia romana) ou Moiras (segundo a mitologia grega), haviam decretado o seu inesperado fim!...
As edições Glénat publicaram agora o álbum "Ayrton Senna - Histoires d'un Mythe", com argumento de Lionel Froissard e grafismo de Christian Papazoglakis e Robert Paquet, de leitura aconselhável.
Curioso: em 2001, Felicisimo Coria (o actual desenhista de Bob Morane) na "Sobreda BD" desse ano, desabafou que tinha nos seus planos desenhar uma biografia de Ayrton Senna... Mas, ou desistiu ou Papazoglakis e Paquet passaram-lhe à frente.

LA PYTHIE - Edição Soleil. Argumento de Olivier Peru e traço de Stefano Martino. 
"La Pythie" é o primeiro tomo da série "Oracle", que comportará cinco álbuns no total.
É uma revisitação à Grécia Clássica, em especial, à sua famosa Mitologia. No entanto, há uma estranha desmistificação, mostrando os deuses bem cruéis, invejosos uns dos outros e vingativos. Uma outra e ousada versão de ver o "paraíso" do Olimpo. E no meio desta barafunda, o sanguinário rei espartano Euricrátides, que reinou de 615 a 590 antes de Cristo.
A série vai relatar as investidas e vinganças de cinco mortais contra os deuses do Olimpo.

CONSTELLATION - Edição Soleil. Argumento de Christophe Bec e grafismo de Stefano Raffaele. "Constellation" é o primeiro tomo da série "Deepwater Prison".
Num futuro não tão distante como isso (2027), a delinquência e o crime aumentaram em flecha nos Estados Unidos. As prisões estão a abarrotar...
O governo norte-americano cria então um novo modelo de prisão, instalado numa fossa abissal ao largo das Bermudas, para os detidos mais perigosos, que aqui ficam por sua conta e risco. A 900 metros de profundidade, não há qualquer hipótese de evasão, tanto mais que por ali rondam sempre umas vorazes enguias gigantes. Mas...

UN ROI VIENT DE MOURIR - Edição Glénat. Autores: os argumentistas Michaël Le Galli e David Chauvel e o desenhista Gildas Java. É o primeiro tomo da série "Alexandre: L'Épopée".
Brilhante e admirável o grafismo de Gildas Java, servindo um enredo com História, lenda e algumas especulativas ideias dos argumentistas desta obra.
Versa a vida do jovem rei Alexandre III da Macedónia, mais conhecido como Alexandre Magno (ou O Grande), magnífico e invejável estratega e político, jamais ultrapassado através da História, que foi instruído pelo sábio filósofo Aristóteles. E Alexandre tinha apenas vinte anos, mas era já bem culto e exímio nas artes bélicas, quando é coroado rei na sequência do assassinato de seu pai, Filipe II da Macedónia.
Há um desfilar de momentos de coragem, de lealdades, de intrigas (sobretudo pela tenebrosa Olímpia, mãe de Alexandre e seguidora do culto violento e debochado ao deus Diónisos), de amores (não esquecendo o intenso e mais do que favorito, Heféstion), de ambições, etc.
Este tão sedutor tomo inclui um dossiê com esboços, buscas preparatórias, um léxico completo e um mapa referencial. A ler... no mínimo, em francês!

Sem comentários:

Enviar um comentário