segunda-feira, 11 de agosto de 2014

BREVES (3)

ÁLBUNS PORTUGUESES EM ESPERA
Duas pranchas de "Buster", com texto e desenho de José Pires
Vários dos nossos consagrados desenhistas, felizmente activos, têm álbuns prontos e a aguardar publicação, mas há também um estranho e apático gesto negativo (ou coisa que o valha) da parte dos nossos respectivos e responsáveis editores!... Vejamos alguns exemplos de álbuns por publicar:

Arlindo Fagundes - "O Colega de Sevilha" (terceiro tomo da série "Pitanga").
Artur Correia - "A Nau Catrineta".
Baptista Mendes - "História de Guimarães" e "Luís de Camões".
Eugénio Silva - "José do Telhado".
João Amaral - "Vidas" (apenas publicado no blogue deste autor); "O Demónio Ruivo" (primeiro tomo de "As Guerras de Fogo" com argumento de José Pires); "Que há de novo no Império?" (série de cinco histórias curtas); "O Fim da Linha" (publicado apenas na revista "Selecções BD"). 
José Pires - "A Portuguesa" (história do Hino Nacional); "Buster" (um western que José Pires publicou apenas em versão fanzine e que está igualmente a ser publicado em fascículos no fanzine brasileiro "Q.I."); "A Herdeira" (western) e "A Conquista da Amazónia".

Por sua vez, Augusto Trigo, José Garcês, Vassalo de Miranda e Luís Correia, estão "sem trabalho", o que é triste e grave. 
Pedro Massano também se prepara para "alguma coisa", enquanto se recupera da canseira que lhe deu a elaboração do belo álbum "A Batalha". 
Pedro Leitão deve estar bem encaminhado editorialmente devido à sua atenta linha de BD infantil. 
José Ruy tem melhor sorte, pois está quase a sair a sua mais recente obra versando Carolina Beatriz Ângelo, que foi a primeira portuguesa a votar, para além de ter sido uma notável médica.
Que a Banda Desenhada Portuguesa não esteja num... "salve-se quem puder"!...


ALIX  SENATOR - 3
Prevê-se com publicação para o próximo Novembro, o terceiro tomo da série "Alix Senator", com o título "Le Conjuration des Rapaces". É a série paralela à de Alix, criada originalmente pelo saudoso mestre Jacques Martin, e onde agora, Alix e Enak, envelhecidos e maduros, têm como responsáveis, a argumentista Valérie Mangin e o correcto grafismo de Thierry Démarez. Aguardemos pois! E aguardemos também a edição, merecida e inteligente, em português, desta série tão valorosa .


MAFALDA / 50 ANOS

Não é só por atento e sensível gesto do GICAV, que Viseu tem patente uma exposição comemorativa dos 50 anos de Mafalda. Também na cidade de Grenoble (França), está patente uma similar exposição até 22 de Setembro.
Entretanto, os poucos álbuns de Mafalda em português estão praticamente esgotados!... E se eles foram um êxito... lá isso foram!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário