sábado, 6 de setembro de 2014

BREVES (4)

João Amaral
NOVO ÁLBUM DE JOÃO AMARAL
Foi elaborado exaustivamente e quase em rigoroso segredo. Comporta pouco mais de cem pranchas e será lançado e posto no mercado após o programado Festival da Amadora, ou seja, nos fins de Novembro ou primeiros dias de Dezembro.
Trata-se de "A Viagem do Elefante", adaptação do romance homónimo de José Saramago.
O álbum tem a chancela da Porto Editora. E cá se fica à espera desta novidade...


ÁLBUM DE JOSÉ RUY NAS LIVRARIAS EM SETEMBRO

José Ruy, outro autor português em grande actividade, vai ver reeditada, 18 anos depois, a obra "O Juiz de Soajo", conforme nos dá conta esta nota de imprensa:

"A propósito da comemoração dos 500 anos do Foral de Soajo, assinalados no passado dia 16 de Agosto, a Âncora Editora reedita a obra de banda desenhada O Juiz de Soajo, de José Ruy, em que o autor de BD com mais álbuns publicados retrata a história, os costumes e as tradições da vila de Soajo, em Arcos de Valdevez.
Editada pela primeira vez em 1996, pela antiga Editorial Notícias, a obra regressa às livrarias durante o mês de Setembro, preservando o registo do rico património cultural, paisagístico e patrimonial desta aldeia singular, outrora sede de concelho."


BATMAN EM VISEU
O GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) que este ano está a festejar o seu 25.º aniversário, se para este 2014 não programou o seu Salão-BD, por outro lado, nas suas acções pela Banda Desenhada arregaçou as mangas e "atirou-se" a três exposições comemorativas. Ah, valentes!
Assim:
- De 9 de Agosto e até 14 de Setembro, comemora Mafalda, pelos seus 50 anos.
- A 4 de Outubro (devendo abranger todo este mês), acontece a exposição comemorativa do 1.º centenário do nascimento do grande mestre belga Jijé (Joseph Gillain). Esta expo, que já esteve patente em Moura (de 24 de Junho a 21 de Julho), é uma co-produção do GICAV e da Câmara Municipal de Moura.
- Pois ainda no decorrer deste 2014, uma terceira exposição, com datas concretas a indicar, se anuncia já. Será sobre os 75 anos do tão popular super-herói Batman (Homem-Morcego). Voltaremos a falar deste assunto.
Para já, parabéns GICAV! Força, GICAV!

Sem comentários:

Enviar um comentário