sexta-feira, 17 de outubro de 2014

BREVES (6)



ROMÉNIA BD 2014
Realiza-se, a partir de hoje, 17, até domingo, 19 de Outubro, a 24.ª edição do Salão Internacional de BD da Roménia, que este ano tem lugar na cidade de Constança e, como habitualmente, sob coordenação do incansável Dodo Nitá.
Para além da presença de grandes nomes da BD Romena e de vários desenhistas franceses e belgas, conta pela primeira vez com a participação da Suécia com a presença das desenhistas Sara Olausson e Joanna Hellgren.





AMADORABD 2014
De 24 de Outubro a 9 de Novembro, acontece a 25.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Até lá, destacamos que o álbum "A Batalha" de Pedro Massano é candidato a prémio em três categorias: Melhor Álbum Português, Melhor Argumento para Álbum Português e Melhor Desenho para Álbum Português.
Por sua vez, Baptista Mendes, é candidato ao Prémio Nacional de Banda Desenhada, Prémio Clássicos da 9.ª Arte.
A Amadora terá ainda espaços dedicados aos 50 anos de "Mafalda" e aos 75 anos de "Batman". Estranhamente, esqueceu-se do 1.º centenário do nascimento de Jijé (comemorado em Moura e em Viseu), um dos maiores mestres da BD europeia!...








BATMAN - 75 ANOS
De 3 a 30 de Novembro, sob organização do GICAV, estará patente no IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) de Viseu, uma exposição evocativa dos 75 anos do famoso super-herói Batman (Homem-Morcego), exposição que já tínhamos noticiado, mas sem indicar as datas precisas.











O REGRESSO DE MALTESE
Em Outubro de 2015, Corto Maltese, regressa em nova aventura que será publicada em simultâneo em francês, holandês, castelhano e italiano.
Não se trata de uma aventura inédita criada pelo saudoso Hugo Pratt. Desta vez, tem Juan Diaz Canales como argumentista e Ruben Pellejero no grafismo.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário