sábado, 22 de novembro de 2014

NOVIDADES EDITORIAIS (63)

LA CONJURATION DES RAPACES - Edição Casterman. Argumento de Valérie Mangin e arte gráfica de Thierry Démarez, segundo a série "Alix" criada por Jacques Martin. "La Conjuration des Rapaces" é o terceiro tomo da série "Alix Senator".
Nos tempos do imperador Otávio Augusto, um grupo de senadores conspira para derrubar e assassinar o imperador. Há uma desconfiança e violência entre todos. Ninguém confia em ninguém. Mas a conjura acentua-se na vontade de colocar no poder o jovem Ptolomeu César, dito o Cesarion, filho de Cleópatra e de Júlio César. Alix finge-se também conspirador, situação que não evita que Augusto não tenha atirado para uma masmorra, Enak e Tito (o filho de Alix). Apenas Khefren (filho de Enak) está desnorteadamente contra todos e a ponto de se ir aliar Lívia (ex-amor de Augusto), que é a misteriosa líder dos conjurados...
Uma obra magnífica! Magistral, mesmo!


LES FILS D'APOLLON - Edição Lombard. Argumento de Juanra Fernandez e traço de Mateo Guerrero, que em brilhante parceria, iniciam com este tomo, "Les Fils d'Apollon" (Os Filhos de Apolo), a série "Gloria Victis" (Glória aos Vencidos).
A acção decorre na Ibéria, mais propriamente na Hispânia Citerior Tarraconensis, onde a grande diversão para os grandes senhores e para o povo, são as corridas de bigas, trigas e quadrigas, consoante os carros eram puxados por dois, três ou quatro cavalos, sempre comandados por hábeis aurigas.
As rivalidades eram muitas vezes impiedosas... O adolescente Aélio assiste à morte do pai num destes desafios. E o jovem promete a si próprio que não quer morrer como o pai. Doze anos passaram e, com a intervenção de certos personagens (nem sempre louváveis), a vida de Aélio vai dar uma volta, pois, apesar de tudo, tais corridas estão-lhe no sangue.

LA VAGUE - Edição Dargaud. Argumento de Pierre Boisserie, traço de Georges Abolin (que também colabora no argumento) e cores de Joaquim Royo Morales. "La Vague" é o primeiro tomo da série "Patxi Babel".
A acção decorre no País Basco Francês... Patxi Babel tem dezanove anos e dedica-se, quase que exclusivamente, à sua paixão, o surf. O seu instrutor e violento dominador é o seu pressuposto pai. E, neste ambiente de ondas e vagasPatxi encontra o seu primeiro amor. Mas há, na sombra, os bascos independentistas, tal como na parte espanhola dessa região... Um dia, o jovem descobre que o seu verdadeiro pai é outro e que vive na AustráliaPatxi, sem nada dizer a quem quer que seja, com a sua prancha de surf, apanha um avião rumo às distantes terras, onde espera encontrar o seu autêntico progenitor...


LEGAL - Edição Casterman. Argumento e arte gráfica de Amazing Ameziane, com a colaboração no texto de Cédric Gouverneur. Prefácio de Stéphane Gatignon.
A acção decorre nos futuros anos de 2018 e 2019. Tudo gira pelo escaldante mundo da droga. O presidente da câmara de Nanterre (França), tem um encontro privado na América Central, com os presidentes do México, da Guatemala e das Honduras. Como resolver o problema contra os poderosos cartéis da droga? Um deles propõe que se legalize o canabis. Seria um modo de "cortar as pernas" aos cruéis e insaciáveis barões da droga....
A experiência é feita, mesmo com cultivos e vendas oficiais, até pelo município de Nanterre. Mas será que tudo isso vai resultar?
"Legal" mergulha-nos num mundo de violência, de tristeza e de compromisso. Uma obra amarga e discutível. 
LB

2 comentários:

  1. Embora nunca tenha lido nenhuma das obras de "Alix Senador" gosto bastante do novo estilo.
    Sempre é melhor os novos autores seguirem a sua estética própria, em vez de emularem o estilo de Jacques Martin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Amigo
      Obrigado pelo seu parecer. Pelo "Alix", as duas séries são muito boas e didácticas, porém autónomas.
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar