terça-feira, 24 de março de 2015

A BD A PRETO E BRANCO (22) - As escolhas de Luiz Beira (12)

EUGÉNIO SILVA (1937).
Nasceu e reside no Barreiro. Cursou na Escola de Artes Decorativas António Arroio (Lisboa). Colaborou para  muitos periódicos e para livros escolares. Está também muito ligado à Pintura e ao Teatro amador. Foi homenageado em diversos Salões-BD. Da sua bibliografia, salienta-se "Amoni", "Matias Sandór", "A Gruta dos Três Irmãos", "Eusébio, o Pantera Negra", "Inês de Castro" e "José do Telhado" (inédito).
Prancha de "Amoni"
Prancha de "Matias Sandór"



FERNANDES SILVA (1931-2010)
Nasceu em Lisboa e estudou, como diversos colegas seus da BD, na Escola António Arroio. Tem ilustrações e banda desenhada dispersa por várias publicações. Foi homenageado na Salão "Sobreda-BD 2000".
Maravilhoso na sua 9.ª Arte pela linha do "absurdo", os pontos altos da sua curta, mas espantosa, obra, residem essencialmente na série do seu herói "O Ponto, o Detective Sem Rosto" e na magnifica adaptação que fez  do clássico literário "Alice no País das Maravilhas".
Prancha de "Alice no País das Maravilhas"
Prancha de "O Ponto"


FERNANDO RELVAS (1954).
Nasceu em Lisboa. É um dos mais notáveis da "nova geração". Colaborou para diversas publicações e tem alguns belos álbuns editados. Viveu alguns anos na Croácia. A sua arte vigorosa é, às vezes, controversa. No entanto, a sua "obra de honra" regista-se indelevelmente com as aventuras do "Espião Acácio". Uma deliciosa loucura num fino traço a preto-e-branco.
Prancha dupla de "O Espião Acácio"
Prancha de "Rosa Delta sem Saída"

Sem comentários:

Enviar um comentário