terça-feira, 14 de abril de 2015

JIJÉ EM LEIRIA


Nota prévia: Por lógicas razões, no texto-reportagem que se segue, são mencionados os nomes dos coordenadores do BDBD, Carlos Rico e Luiz Beira,
não por este blogue em si, mas por outras actividades que exercem (ou exerceram) ligadas à Banda Desenhada. Posto este esclarecimento, aí vai.

O passado ano de 2014 marcou o primeiro centenário do nascimento de um dos mais extraordinários mestres da banda desenhada Europeia: Joseph Gillain, ou seja, Jijé.
Auto-caricatura de Jijé
De um modo talvez pouco publicitado, a Casa da Cultura de Beja, sob coordenação de Paulo Monteiro, organizou uma exposição alusiva ao acontecimento de 1 a 27 de Maio.
Com um maior impacto, em conjunto, as cidades de Moura (24/Junho a 21/Julho) e de Viseu (4 a 31 de Outubro), expuseram um belo panorama da obra deste grande mestre da 9.ª Arte. Para estes dois eventos, houve a presença e uma colaboração discreta, porém emotiva, de Romain Gillain, neto de Jijé, que reside em Portugal e lecciona no Instituto Politécnico de Leiria.
Era mais do que lógico que Leiria também acolhesse esta homenagem-exposição.
Assim, de 6 a 24 de Abril do corrente ano, acontece a exposição, ainda mais completa com a “documentação” pessoal de Romain, exposta nas vitrinas.
“Jijé: O Centenário do Mestre da Banda Desenhada” está criteriosamente colocada no átrio da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais / Instituto Politécnico de Leiria, sempre com muito público. E neste período, um específico dia de honra, o 9 de Abril, com uma sessão em duas partes no anfiteatro do citado organismo, conduzida pelo neto do artista homenageado e evocado, que teve início pelas 14:30 horas.
Abriu oficialmente a sessão o Dr. Rui Matos (Director da ESECS), que deu bem a entender que é também um bedéfilo atento, passando depois a palavra a Romain Gillain, que conduziu as intervenções dos que estavam na mesa: Diane Detollenaere (a representar o Sr. Embaixador da Bélgica em Lisboa), Luiz Beira (apresentado como “especialista de Banda Desenhada”, mas que é apenas um bedéfilo absoluto e fundador e coordenador do ex-Grupo Bedéfilo Sobredense)Luís Filipe Mendes (um dos fundadores e membro da direcção do GICAV, Viseu)Maria José Pereira (actual directora editorial das Edições Babel), Pedro Silva (bedéfilo entusiasta e funcionário da Biblioteca da ESECS) e Bruno Prates (professor de Educação Visual do IP Leiria e também, cartunista e ilustrador).
E se, com tristeza, se lamentaram as ausências por justificadas razões pessoais, de Carlos Rico (coordenador dos salões e exposições de BD de Moura) e de Geraldes Lino (digno divulgador, editor e organizador de exposições BD), contou-se com as honrosas presenças de dois veteranos desenhistas da BD Portuguesa, Artur Correia e Carlos Baptista Mendes, que em diálogos finais deram também as suas respectivas comparticipações.
Todas as intervenções foram calorosamente aplaudidas.
Valeu a pena! Parabéns Romain Gillain!
Parabéns Leiria pelo gesto belo e cultural do ESECS / IP Leiria!
LB
Maria José Pereira e Romain Gillian , escutando a intervenção do professor e cartunista Bruno Prates
Intervenção de Maria José Pereira. Na mesa estão, também, Bruno Prates, Luiz Beira e Romain Gillian.
A Sr.ª Diane Detollenaere (de casaco branco), representando o Embaixador da Bélgica em Lisboa
Baptista Mendes e Artur Correia seguiram atentamente a sessão.
Final da sessão onde se podem ver, da esquerda para a direita, Luiz Beira, Baptista Mendes, Artur Correia,
Pedro Silva, Bruno Prates, Maria José Pereira (de costas) e Romain Gillian (tapado por esta)
Baptista Mendes, Romain Gillian (neto de Jijé) e Luís Filipe Mendes (do Gicav)

Fotos: Luiz Beira e página do facebook de Bruno Prates

Sem comentários:

Enviar um comentário