segunda-feira, 4 de maio de 2015

HERÓIS INESQUECÍVEIS (36) - BRICK BRADFORD

Brick Bradford visto por Clarence Gray
A par com seus "colegas" Buck Rogers e Flash Gordon, Brick Bradford compõe o trio dos grandes super-heróis norte-americanos pelo campo da ficção-científica.
Foi razoavelmente popular e editado em Portugal: três álbuns, cada um de sua editora (Futura, Presença e Círculo de Leitores) e em várias publicações, sobretudo na revista "Mundo de Aventuras" e publicações satélites.
William Ritt e Clarence Gray
Brick Bradford (que em Portugal chegou estupidamente a ser chamado de Brigue Forte!...), nasceu a 21 de Agosto de 1933, com argumento de William Ritt e traço de Clarence Gray, sob a forma de tiras, em vários diários norte-americanos distribuídos pela Central Press Association. No ano seguinte ganhou também uma página semanal, aos sábados.
Seus principais companheiros são: o amigo Buck O'Brien, a "eterna" namorada (umas vezes tratada por June e outras por Béryl...?!) e o inventor Kalla Kopak (será deste Kalla que advém o Prof. Hugue Kala da série "Luc Orient"?), que lhe cria um bizarro veículo em forma de pião, o "cronosfera", que permite  a Brick viajar no tempo e no espaço.
Brick Bradford, às vezes, tem aventuras meramente de cariz policial. Mas, na fantasia e liberdade da Banda Desenhada, também pode ser reduzido e viajar no interior de uma moeda!...
Paul Norris
Entretanto, o argumentista William Ritt, em 1948, cansou-se de escrever argumentos para esta série. Clarence Gray continuou a solo, funcionando nos dois aspectos, até que em 1952, por razões de saúde, parou. Mas a série vem a prosseguir a partir de 1956 sob responsabilidade criativa de Paul Norris, terminando a 10 de Maio de 1987, ano em que Norris se aposentou. Que pena, pois Brick Bradford foi e é, um herói-BD que nos cativa bem através das suas temerárias aventuras.
Sobre este herói-BD, indica-se a sua participação numa "arte tangente": nos Estados Unidos foi feito um seriado em quinze episódios, que eram projectados nos cinemas antes do filme principal (há variadíssimos exemplos deste sistema).
Este seriado foi realizado em 1947 por Spencer Gordon Bennet e teve como actor principal Kane Richmond (1906-1973).
Será que Brick Bradford regressará algum dia?
LB




Brick Bradford em publicações portuguesas onde aparece baptizado como "Brigue Forte"...
Imagem de Kane Richmond no papel de Brick Bradford,
contracenando com Linda Johnson na série televisiva dos anos 40
O primeiro capítulo da série Brick Bradford (1947)

Sem comentários:

Enviar um comentário