sexta-feira, 20 de novembro de 2015

BREVES (17)

SALÃO-BD DA ROMÉNIA
O salão-BD da Roménia, que é anual e coordenado por Dodo Nitá, acontece este ano de 20 a 22 de Novembro, na cidade de Craiova, mas nem sempre ocorre numa mesma cidade desse país.
Participam cerca de 25 desenhistas romenos, como o decano Puiu Manu, Gabriel Rusu, etc. O país convidado é a Sérvia, mas haverá também uma homenagem-evocação ao italiano Hugo Pratt.
Recorda-se que Dodo Nitá, já por várias vezes, apresentou desenhistas portugueses, como José Ruy, Fernando Bento e Eugénio Silva, entre outros.



BEDETECA JOSÉ DE MATOS-CRUZ
Inaugura também hoje, às 16:00 horas, na Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, em Massapés - Tires (Concelho de Cascais), a Bedeteca José de Matos-Cruz, cujo nome homenageia, com toda a justiça, um dos grandes divulgadores da banda desenhada no nosso país.
Depois de Lisboa, Amadora, Viseu e Beja, aí está mais uma Bedeteca pronta para satisfazer leitores e investigadores da 9.ª Arte.
Longa vida à Bedeteca José de Matos-Cruz!


MILIONÁRIO LEILÃO DE PRANCHA DE HERGÉ
Uma prancha original, a preto-e-branco, do álbum de Hergé-Tintin, “O Lótus Azul” (1936), foi recentemente leiloada em Paris pela Artcurial.
Foi arrebatada por um milionário chinês de Hong Kong, no valor de 1,1 milhões de euros, equivalente a 9,6 milhões de dólares de Hong Kong!
Digam lá agora que a BD “não vale nada”!...
Também, da série “Rahan” de André Chéret, capas e originais, têm estado em leilão e por alto preço, em Paris e em Bruxelas.


ANIVERSÁRIOS (AINDA) EM NOVEMBRO

Dia 21: Vassalo de Miranda
Dia 22: Cyril Pedrosa
Dia 24: Horácio Altuna e Carlos Laranjeira
Dia 25: Luiz Beira e Jorge Deodato
Dia 26: Juan Giménez
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário