quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

OBRAS RARAS (1)

Aviso aos navegantes: para aguçar o “apetite” ou a lógica curiosidade, iniciamos hoje uma nova rubrica, “Obras Raras”, que focará apenas a BD, nacional e não só, que existe em álbum, mas que são obras difíceis de se encontrar, mesmo nos alfarrabistas. Daí o serem classificadas de raras, independentemente da qualidade das mesmas, segundo o estilo dos respectivos criadores.


Claude Auclair
BRAN  RUZ
Maravilhosa narrativa desenhada pelo francês Claude Auclair (1943-1990), com argumento de Alain Deschamps, “Bran Ruz” foi publicado na revista “(A Suivre)” e, em 1981, em álbum pela Casterman.
Com base nos usos e costumes dos celtas, é uma obra que encanta plenamente e que está desenhada com toda a perícia artística de Auclair.
Na bibliografia deste desenhista contam-se outros belos exemplos, como “Os Náufragos do Arroyoka”, “Simon du Fleuve”, “Celui-là”, ”Le Sang du Flamboyant”...









Eugénio Silva
MATIAS SÁNDOR
Com base no romance homónimo (com o apelido Sandorf e não Sándor ) de Jules Verne, é uma das mais belas criações do nosso Eugénio Silva, nascido no Barreiro (onde reside) a 25 de Fevereiro de 1937.
Verne usou o apelido russo para o herói, mas Silva adaptou para o apelido húngaro, já que é esta a nacionalidade do personagem central. Fernando Bento também adaptou esta obra (que não existe em álbum)  para a revista “Diabrete”.
“Matias Sándor” foi editado em álbum pela Publica, em 1983.
Na bibliografia de Eugénio Silva inserem-se obras, como “História de Seia”, “Eusébio, o Pantera Negra”, “Inês de Castro”, “A História do Concelho do Seixal”, “O Crime de Arronches”, “Amoni”, “José do Telhado” (inédito), “O Rapaz da Boina”, etc.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário