sexta-feira, 24 de junho de 2016

HERÓIS INESQUECÍVEIS (40) - OS QUATRO MAIS "LOUCOS"

Não figuram normalmente no pódio dos fabulosos heróis bem divertidos da Banda Desenhada, mas são, afinal, altamente populares entre os bedéfilos. São talvez os quatro mais terríveis a encantar-nos com as suas loucas peripécias: Gaston Lagaffe, Marsupilami, Rantanplan e Nabuchodinosaure. Talvez pudéssemos aqui acrescentar um quinto, o Flagada, mas esse fica para outro tempo...


GASTON LAGAFFE
Mais conhecido entre nós como Gastão das Broncas, é criação do mestre belga Franquin (1924-1997) e surgiu pela primeira vez no n.º 985 da revista "Spirou", a 28 de Fevereiro de 1957. Aparece de repente na redacção desta revista e... bom, acaba por ficar encarregue da manutenção dos extintores, o que não o livra de provocar aparatosos incêndios.
Dorminhoco, distraído por excelência e romântico, qualquer gesto (ou não-gesto) seu pode provocar uma catástrofe. Das suas acções, nenhuma sai certa!
Adora inventar coisas esquisitas, dedicando-se, também, à Música (safam-se os surdos) e à Culinária (só para quem tem estômago de aço).
Estimado, mas também temido dado às suas constantes trapalhadas, vive apaixonado (sendo correspondido) pela sua colega Mademoiselle Jeanne. Quem não pode com ele, é o Sr. Aimé de Mesmaker, que não consegue triunfar nos seus negócios graças às "gastonices".
Apaixonado pela Natureza, vai ao ponto de alojar no seu gabinete na redacção da revista, animais como o gato Dingue, uma gaivota caprichosa e sem nome, o ouriço Kissifrot, o ratinho Cheese, o peixinho Bubulie, um papagaio, uma lagosta (que ele salvou de um tacho com água a ferver), um camaleão, um cavalo, etc, incluindo uma vaca que ele recebe de presente de um tio provinciano; só
não leva para lá o elefante Marajá, que ele visita com frequência no Zoo...
Este herói, cedo e merecidamente ganhou a sua própria série, que tem sido editada em Portugal (Arcádia, Meribérica e Asa/Público).
Em 1981, Paul Boujenah realizou a longa-metragem "Fais Gaffe à la Gaffe!", com Roger Miremont no papel principal.




RANTANPLAN
Criado por Goscinny e Morris, Rantanplan, classificado como o cão mais estúpido do Oeste, apareceu pela primeira vez no n.º 1138 da revista "Spirou", a 4 de Fevereiro de 1960, na aventura de Lucky Luke, "Na Pista dos Dalton". Logo captou a atenção dos bedéfilos. A sua popularidade subiu e daí, o ter ganho a sua própria série, com mais de uma vintena de álbuns, com vários deles editados em português. Um triunfo merecido.
Em 1983 e em 2006, pelo Cinema de Animação, também se notabilizou na Televisão.




MARSUPILAMI
É um pândego, divertido e heróico animal... não definido.
Criação de André Franquin, o Marsupilami, apareceu pela primeira vez na revista "Spirou" n.º 720, a 31 de Janeiro de 1952, numa aventura de Spirou e Fantásio, "Spirou et les Hèritiers". 
Claro que, com o tempo, o Marsupilami acabou por ganhar a sua merecida série própria, com sete álbuns editados entre nós pela Asa e, recentemente, pela parceria Asa/Público.
Obviamente, a Televisão e o Cinema não olvidaram este espantoso herói, com diversas séries televisíveis e, em 2012, com a longa-metragem de Alain Chabat, "Na Pista do Marsupilami".





NABUCHODINOSAURE
Para os íntimos, ele é apenas Nab. Em português,bem o poderíamos tratar por Nabo (que em francês é navet), pois este personagem, impagavelmente irresistível, cretino e cómico, é mesmo "um grande nabo"!...
O seu nome deriva de uma junção inventada pelos seus criadores do nome do rei babiloniano Nabucodonosor e a palavra dinossauro, ou seja, o argumentista Herlé e o desenhista Roger Widenlocher (que já esteve presente nos Salões "SobredaBD/1995" e "ViseuBD/1999")... Aliás, em verdade, Roger é um verdadeiro "tratado de bom e constante humor" .
Nab apareceu pela primeira vez no mensário "Je Bouqine", em 1989, e os seus autores foram premiados em 1993 na famoso Festival de Angoulême. A série, completamente inédita em português (?!!...), conta já com catorze álbuns.
Mas... quem é o Nab? Existindo na Terra antes da Pre-história, é um pacífico, pequeno e esverdeado dinossauro que "vive" para além do seu tempo. Considera-se como o primeiro ser dotado de uma inteligência capaz e superior e sente-se incompreendido pelos seus pares. Claro que tudo isto provoca hilariantes e imperdíveis situações... Um delírio!
Até hoje, ainda não fomos capazes de entender porque é que esta tão divertida série jamais foi editada em Portugal!... Será que os nossos editores-BD são mais nabos que o bom do Nab?!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário