sábado, 10 de setembro de 2016

NOVIDADES EDITORIAIS (100)

MASTER GÉNIE - Edição Lombard. Argumentos de Zidrou e arte de Turk.
Aqui está de novo a irresistível tribo da série "Leonard", agora no 47.º tomo: o terrível sábio e inventor Léonard, o seu ingénuo e sofredor discípulo Basile, o pândego gato comentador Raoul, a atenta e socorrista ratinha Bernardette, a poderosa governanta Mathurine e... Yorick, a bizarra caveira falante que também faz os seus juízos.
“Master Génie”, na sua paródia, aborda o célebre programa televisivo “Master Chief”, pois desta vez, o sábio quer inventar receitas únicas... Pois sim!
Não nos recordamos se esta situação já aconteceu em álbuns anteriores, mas desta vez, por duas ocasiões, Léonard é que se vê na contingência de ser ele o agredido (ou justiciado): na prancha 23, por Mathurine; e na prancha 42, por Basile, enfim, cheio de coragem.

 
INFANTE DOM HENRIQUE - Edição GICAV.
Neste mini-álbum, registam-se em salutar repescagem, duas versões em BD sobre a vida do impulsionador da invejável epopeia dos Descobrimentos Portugueses.
A primeira, por José Ruy, contém 16 pranchas (capa incluída) e teve edição do autor em 1960. A outra, por Baptista Mendes, em 5 pranchas (capa incluída), teve a sua estreia, também em 1960, no “Cavaleiro Andante” n.º 430.
Duas versões que se lêem ou relêem com muito agrado. Este álbum foi lançado a 28 de Agosto, em Viseu, no dia da inauguração de uma exposição de Banda Desenhada dedicada, precisamente, ao Infante D. Henrique.
Os interessados nesta obra, devem contactar para: luismacua@gmail.com 

VALHARD, INTÉGRALE/2 - Edição Dupuis. Argumentos de Jean Doisy, Eddy Paape e Ivan Delport, e arte de Eddy Paape. Narrativas criadas de 1946 a 1950.
Este volumoso tomo, tem logo no início, um precioso dossiê onde se fala dos três autores em questão (e onde não se esquecem as menções a Jijé, o primeiro desenhista deste herói) e do herói Jean Valhardi, que tem como seu frequente parceiro, o corajoso adolescente Jacquot.
Depois, seguem-se seis aventuras, marcando o início de Paape a desenhar este herói. As três primeiras, “Sur le Rail”, “Jean Valhardi et les Rubens” e “Diamants Artificiels”, têm argumentos (fracos a nosso ver) de Jean Doisy. A quarta e mais longa narrativa, “Valhardi Detective”, é de exclusiva autoria de Eddy Paape. As duas últimas aventuras, “Le Roc du Diable” e “À la Pursuite de Max Clair”, têm argumentos mais conseguidos de Ivan Delport.
Nota curiosa: no final de “Le Roc du Diable”, há breves momentos localizados nos nossos Açores.
LB

1 comentário:

  1. Obrigado pelo anuncio desse mini-álbum ( e doutros álbuns fora do grande mercado) - para mais - com conteúdo da Cavaleiro Andante, colecção da qual me tornei fã!
    Com o Viriato, esta é a segunda(?) publicação com compilação de histórias da CA, colecção com imensos autores portugueses e algumas histórias AINDA à espera de reedições.

    ResponderEliminar