terça-feira, 20 de junho de 2017

BREVES (44)

EXPOSIÇÃO BD EM CASCAIS
De 24 Junho a 3 Setembro, decorre na Galeria Cidadela Art District, em Cascais, a exposição colectiva "Quadradinhos Portugueses - Olhares & Estilos", uma iniciativa promovida pela Fundação D.Luís I, comissariada por José de Matos-Cruz, inserida no âmbito das manifestações artísticas e culturais associadas ao Bairro dos Museus.
A mostra reúne treze artistas de variadas afinidades à BD, e de diversas gerações de talentos nacionais: Renato Abreu, João Amaral, Luís Diferr, José Garcês, Penim Loureiro, Daniel Maia, João Mascarenhas, Pedro Massano, Baptista Mendes, Fernando Vilhena de Mendonça, Victor Mesquita, Susana Resende e José Ruy.

A exposição confere aos visitantes a possibilidade de adquirir gicclés/impressões digitais de alta-qualidade, revistas, álbuns e livros alusivos aos autores presentes, disponibilizados pelos próprios ou seus editores, sendo que a entrada é gratuita.
Mais informações aqui.


ALMOÇO E PALESTRA NOS 41 ANOS DO CPBD
O Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) festeja 41 anos de existência no próximo dia 28. Para tal, prepara a realização de um almoço-convívio entre sócios, dia 24 de Junho, no Restaurante "Chafariz das Gravatas", na Amadora.
A partir das 16:30 haverá, na sede do clube, uma palestra pelo Dr. Manuel João Ramos, inserida na série "Personalidades Ilustres da Vida Social Política e Cultural Portuguesa Falam de Banda Desenhada".
Um programa aliciante para a tarde do próximo sábado.
Parabéns CPBD!


OFICINA DE AGUARELAS PARA INICIANTES
O "Ericeira BD - Associação Cultural" continua a promover actividades relacionadas com a Banda Desenhada e artes afins.
Desta vez, o destaque vai para uma Oficina de Aguarela para Iniciantes, a realizar no dia 25 de Junho, Domingo, entre as 15:00 e as 18:00 horas, para maiores de doze anos. 
A Oficina pretende explorar as técnicas e princípios básicos da Aguarela, assim como os melhores tipos de papel e pincéis e as diferentes funções que têm.
Os interessados deverão inscrever-se aqui.


VALÉRIAN, O FILME
Finalmente, no Cinema! Estreia (ou já terá estreado em algumas salas...) muito em breve, o primeiro dos três filmes previstos, versando as apaixonantes aventuras no Espaço e no Tempo, de Valérian Laurelineque pela BD têm argumentos de Pierre Christin e arte gráfica de Jean-Claude Mézières.
Pela 7.ª Arte, a responsabilidade recai  sobre o realizador e guionista francês Luc Besson.
O título original deste primeiro filme com actores é "Valérian and the City of a Thousand Planets", embora facilitado por apenas "Valérian".
Dane DeHaan e Cara Delevigne são, respectivamente, Valérian Laureline.
Vamos ficar convencidos? A ver vamos...


ANIVERSÁRIOS EM JULHO
Dia 03 - Arlindo Fagundes
Dia 07 - Ionut Popescu (romeno)
Dia 10 - Juan Espallardo (espanhol)
Dia 11 - João Mascarenhas
Dia 12 - Ricardo Cabrita
Dia 15 - Yorgos Botsos (grego)
Dia 16 - Hugues Barthe (francês)
Dia 17 - Hermann (belga)
Dia 19 - Rui Mendes e Jordi Planellas (andorrano)
Dia 23 - José Garcês
Dia 25 - Attila Fazekas (húngaro)
Dia 27 - André Carrilho

Sem comentários:

Enviar um comentário