terça-feira, 28 de novembro de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (133)

LES OISEAUX NOIRS / 2 - Edição Dupuis. Esta famosa editora belga, a Dupuis, teve o bom senso de festejar de um modo especial, os 70 anos do herói Buck Danny - no início sob a cumplicidade de Georges Troisfontaines e Jean-Michel Charlier, e a magnífica arte de Victor Hubinon. Vários autores se sucederam com esta tão popular série com aviadores de guerra, onde se destaca o inseparável trio Buck Danny, Jerry Tumbler e o divertido Sonny Tuckson.
Pois agora foi retomada e concluída, uma história que ficara incompleta e se pensava “perdida”... Mas não! Ela aí está em dois tomos: “Les Oiseaux Noirs”. Que obra! A União Soviética e os Estados Unidos da América, cada um por si, procuram dominar o mundo (serão os únicos?...), talvez através de uma bizarra guerra dirigida do nosso espaço próximo e planetário...
E depois? Isso agora, depende da vossa atenta leitura destes dois tomos, onde figuram como equipa construtora: Patrice Buendia, Frédéric Zumbiehl, André Le Bras, Gil Formosa e Frédéric Bergèse.
Ora viva!



 
LE SERMENT DU GLADIATEUR - Edição Casterman. Segundo a série original do saudoso mestre Jacques Martin, “Alix”, este é o 36.º tomo da dita cuja série, que já é de “culto” e era a preferida do mestre.
Este tomo tem argumento de Mathieu Bréda e arte gráfica de Marc Jailloux.
Para os “alixófilos”, este recente tomo é de agradável leitura, mas com melhor força no argumento de Bréda...
Assim: Alix e o seu inseparável Enak, vão até às zonas da actual Nápoles, onde reside Tullia, viúva, amiga e prima por afinidade de Alix. Este, aqui conhece o gladiador Acteus, conhecido como o “Lâmina-Serpente”, tal é a sua imbatível bravura na arena. Por estranhas conjunturas que o perseguem e amarguram, Acteus está sujeito a esta condição.
Alix, cedo se torna seu amigo e empenha-se em ajudá-lo.
No entanto, ambos vão ter de enfrentar as cruéis feitiçarias de Difsas, que desde a adolescência, ama e deseja, fanaticamente, o valoroso gladiador...



 
LA  COLÈRE DE POSÉIDON - Edição Glénat. Da maravilhosa série-colecção “La Sagesse des Mythes”, sob orientação de Luc Ferry, “La Colère de Poséidon”, é o primeiro dos quatro tomos versando “L’Odyssée” (A Odisseia) de Homero. Os responsáveis, são: Clotilde Bruneau e Didier Poli no argumento, Giovanni Lorusso no traço, Scarlett Smulkowski nas cores e Fred Vignaux como autor da capa.
O tema é bem conhecido e já teve várias adaptações, com mais ou menos rigor, ao Cinema e à BD.  Nesta nova versão à 9.ª Arte, já pelo primeiro tomo, logo nos encanta a arte do italiano Govanni Lorusso.
Odisseu, aqui tratado pelo nome latino Ulisses, após o fim da arrastada e terrível Guerra de Tróia, regressa enfim ao seu reino-ilha de Ítaca, mas... é a sua aventura-odisseia, que então começa...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário