terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BREVES (52)

EXPOSIÇÃO E COLÓQUIO SOBRE REVISTAS BD PORTUGUESAS
"Um Panorama Das Principais Revistas Portuguesas de Banda Desenhada" é o título do colóquio que Carlos Gonçalves e Geraldes Lino, sócios do CPBD, apresentarão amanhã, dia 10 de Janeiro, às 18:30, no Palácio Beau Séjour, na Estrada de Benfica, n.º 368, em Lisboa.
Desde o primeiro número da revista ABC-zinho (15.10.1921) até ao último da revista Visão (Maio.1976), decorre um arco editorial de numerosos periódicos da banda desenhada publicados em Portugal. É sobre este período que incide o colóquio, cujos apresentadores se apoiarão em fichas técnicas elaboradas por Luís Filipe Veiga, também ele sócio do CPBD.
Uma exposição de reproduções de capas de muitas das revistas focadas no colóquio poderá ser visitada, simultâneamente, no local.
Mais informações no site do próprio Geraldes Lino: divulgandobd.blogspot.pt 


MOSTRA BIBLIOGRÁFICA SOBRE COMÈS EM LEIRIA 
A Biblioteca do Campus 1 (ESECS), em Leiria, exibe, até 27 de Janeiro, a mostra bibliográfica dedicada a Didier Comès (1942-2013).
Graficamente, Didier Comès tem um traço muito particular e é percursor de um estilo que já tem outros autores como adeptos.
Embora os seus primeiros trabalhos tenham sido feitos com recurso à cor (Ergun o Errante e A Sombra do Corvo), desde Silêncio a técnica do preto e branco passa a ser uma constante, durando até ao fim da sua vida. Essa técnica foi posteriormente adoptada com sucesso por outros autores como Jacques Tardi, Frank Miller e Eduardo Risso... 
Mais informação pode ser consultada aqui.


SPIROU E FANTÁSIO NO CINEMA

Tem estreia mundial prevista para 21 de Fevereiro do corrente, a longa metragem “Les Aventures de Spirou et Fantasio”, com realização de Alexandre Coffre. Os actores principais, são Thomas Solivérès (Spirou), Alex Lutz (Fantasio) e Christian Clavier (o conde de Champignac).
Recorda-se que estes populares heróis da Banda Desenhada, em Cinema de Animação, já tinham conhecido seriados para a Televisão: “Spirou”, 1993-1995 (pela orientação de três realizadores, Michel Gauthier, Pino Van Lamsweerde e Michel Lemire) e, de 2006 a 2008, “Les Nouvelles Aventures de Spirou et Fantasio” (com realização de Michel Duda).


GASTON LAGAFFE TAMBÉM NA 7.ª ARTE
Igualmente pela Animação, surgiu em 2009, o seriado “Gaston Lagaffe”, sob direcção de Alexis Lavillat.
Agora, com estreia mundial prevista para 4 de Abril de 2018, a longa metragem homónima, sob realização de Pierre-François Laval.
O jovem actor francês Théo Fernandez será Gaston Lagaffe e em outras interpretações contam-se: Jérôme Commandeur (o Sr. De Mesmaeker), Alison Wheeler (a Menina Jeanne), Maka Sidibe (Jeff), Pierre-François Martin-Laval (Prunelle) e Arnaud Ducret (o polícia Longtarin). Veremos como vão resultar as trapalhadas de Gaston, agora com actores de carne-e-osso...


ANIVERSÁRIOS EM FEVEREIRO
Dia 07 - Alejandro Jodorowsky (chileno)
Dia 09 - Eliseu Gouveia, José de Matos-Cruz
Dia 11 - Pedro Morais
Dia 15 - Matt Groening (estado-unidense)

Dia 20 - Sergei
Dia 21 - Luís Pinto-Coelho
Dia 25 - Eugénio Silva 
Dia 29 - Paolo Eleuteri Serpieri (italiano)

Sem comentários:

Enviar um comentário