domingo, 1 de abril de 2018

BREVES (55)


EM MOURA, HOMENAGEM PÓSTUMA A ARTUR CORREIA
No próximo dia 15 de Abril, domingo, a Câmara Municipal de Moura inaugura uma exposição de trabalhos de Artur Correia, nome incontornável da banda desenhada e do cinema de animação, recentemente desaparecido.
Integrada em mais uma edição da Feira do Livro de Moura, a exposição contará com trabalhos originais nunca antes publicados nem expostos ao público.
Por gentileza dos familiares de Artur Correia, dois desses trabalhos (as adaptações dos poemas populares "Donzela que Vai à Guerra" e "A Nau Catrineta") serão publicados em estreia absoluta em mais um número da colecção Cadernos Moura BD.
A mostra, como dissemos, inaugura no próximo dia 15, no Parque de Feiras e Exposições de Moura (Pavilhão 2), e encerra a 26 de Abril. Fica, no entanto, aqui uma chamada de atenção (também em jeito de convite) aos interessados, para a data da sessão de homenagem: 21 de Abril, sábado, às 16:30.
Nesse dia se evocará o Homem, o Autor e a Obra, com a presença dos familiares mais próximos, e de muitos amigos e colegas de ofício que, desde logo, confirmaram a sua vinda até Moura, cidade que Artur Correia tantas vezes visitou, por ocasião do seu salão de banda desenhada (onde, recorde-se, foi "Convidado de Honra" na edição de 1994).
Em devido tempo aqui publicaremos a reportagem que se impõe sobre esta iniciativa. Até lá, porque não uma visita a Moura no próximo dia 21?


GRÃO-VASCO RELEMBRADO EM VISEU
Entretanto, no próximo mês de Agosto, durante a Feira de São Mateus, o Gicav inaugura uma exposição dedicada a Grão-Vasco, figura intimamente ligada à cidade de Viseu.
Dentro da linha a que nos tem habituado nos últimos anos, o Gicav promove, de novo através da banda desenhada, a História de Portugal e dos seus personagens ligados àquela cidade beirã (como foram os casos de Viriato, em 2015, Infante Dom Henrique, em 2016, e Dom Afonso Henriques, em 2017).
A exposição terá como base o álbum de João Amaral "Museu Nacional Grão-Vasco / 1916-2016: em busca da Arte perdida", dando-nos a conhecer os "bastidores" desta obra. Não só poderão ser observadas as pranchas definitivas, tal como foram publicadas, como também muitos esboços e apontamentos tomados pelo autor durante a execução do trabalho. Uma forma diferente de olhar para o mesmo álbum, sem dúvida.
Oportunamente daremos informações mais detalhadas.


16 DE MARÇO CONTADO EM BD POR JOSÉ RUY
José Ruy lançou recentemente uma nova versão do seu álbum "Nascida das Águas", revista e acrescentada com um episódio marcante na História de Portugal: o 16 de Março de 1974. 
Neste dia histórico, uma coluna militar de catorze viaturas saiu das Caldas em direcção a Lisboa e tentou desencadear uma revolução, com intenção de derrubar o regime político então vigente.
A operação fracassou mas seria tudo uma questão de tempo já que quarenta dias depois - a 25 de Abril - um novo golpe militar, melhor preparado, fez com que a revolução fosse mesmo uma realidade e devolvesse ao povo português a Liberdade e a Democracia há tanto perdidas.
Para além da presença de José Ruy, a sessão contou com Otelo Saraiva de Carvalho e outros militares de Abril, perante uma plateia de 300 alunos.
Parabéns a Mestre José Ruy que continua, assim, imparável, a somar êxitos!



ANIVERSÁRIOS EM ABRIL


Dia 03 - Daniel Ceppi (suíço)
Dia 05 - Carlos Pessoa
Dia 08 - António Gomes de Almeida e Sérgio Macedo (brasileiro)
Dia 09 - Sebastian Caceres (argentino)
Dia 10 - Vete
Dia 14 - Nelson Martins
Dia 15 - Miguel Angel Alejo (espanhol)
Dia 18 - Victor Mesquita
Dia 30 - Jakob Klemencic (esloveno)

2 comentários:

  1. Saudações,

    Não podendo ir a Moura, como adquirir esse exemplar do Cadernos Moura BD (e outros números atrás...)?

    Obrigado
    ASantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ASantos,
      Envie mensagem para carlos.rico@cm-moura.pt e responderei enviando-lhe o catálogo completo das edições da Câmara Municipal de Moura (incluindo preços e características das revistas).
      Abraço
      Carlos Rico

      Eliminar