sábado, 12 de maio de 2018

HERÓIS INESQUECÍVEIS (55) - SECTION R (Sophie e Django)

Eis um caso especial da Banda Desenhada Europeia, que tem muita classe, arte e humanismo. Lembramos, pois, a bela e fina arte de Raymond Reding, perito na Banda Desenhada no campo do Desporto (séries “Vincent Larcher”, “Jari”, “Eric Castel”, etc).
E sendo Portugal um país tão agarrado a este aspecto, sobretudo ao futebol, bem estranho é que a BD versando o Desporto, não esteja publicada devidamente entre nós. Apenas constato tal vazio!...
Pela “prata da casa”, há apenas alguns exemplos como “Zé Miúdo” por José Garcês, “Joaquim Agostinho” por Fernando Bento, “João Davus” por Vítor Péon, Eusébio Pantera Negra por Eugénio Silva, Era uma vez um LeãoEra uma vez uma Águia e Era uma vez um Dragão, todos por Artur Correia e Manuel Dias, Os Sonhos do Maravilhas por Francisco Fernandes, Roberto Macedo Alves e Valter Sousa.... Haverá mais?!
Raymond Reding (1920-1999)
Mas um talento europeu, Raymond Reding (1920-1999), teve a mágica luz de nos conduzir para uma impecável obra na BD, por diversas modalidades. Uma sensibilidade especial e atenta nos argumentos e com uma arte correcta e afinada no seu deslumbrante traço.
Foi (e é) um gigante na BD versando o Desporto, se bem que, em aposta pessoal, se tenha dedicado mais ao futebol e ao ténis, não se ficando, porém, por aqui. Claro que o francês Jean Graton
também abordou alguns desportos, mas...
Numa onda especial de afecto e de entusiasmo (algumas vezes com argumentos de Françoise Hughes), Reding, também criou a série “Section R”. Maravilhosa, com oito álbuns editados em... francofonia.
“Section R” versa uma cativante parceria de dois jornalistas desportivos, Sophie Ravenne Django Riva, apoiados por um certo e pândego Tonton.
Há aventuras médias e algumas mais longas. Todas empolgando os bedéfilos que as podem ler em francês. Pois, pois!...
Frisa-se que o sedutor Django Riva e a “escaldante” e corajosa Sophie Ravenne, andam ansiosos para que os nossos bedéfilos leiam as suas atrevidas e, por vezes, quase rocambolescas peripécias em português. E então?!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário